![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3WGOku8vqPEOTWKJLDu-MeYOsNN3tCnIB0y6mVowrQLYu_klvOFNJaN6G7urAUbr2JkT-AEvcMOd6J13O_uhPsKp_gAf9zedARbixduYrI_Vu5aVOdtv0ZLaxIp6-ys0rpzYDmNiU1eym/s320/imagem.bmp)
Uma festa junina diferente acontece na Cidade de Rio Claro a 13 anos todo mes
de junho. É a Black June que a olhos vistos até pareceria uma festa junina tradicional, se os ritmos das fogueiras não fossem embalados somente ao rap, samba e samba rock. Aliados a música, os organizadores da festa também trazem uma mensagem aos participantes que é resgatar a negritude através de movimentos coletivos. E não faltam também nestes eventos espaço para divulgação de tradições mais enraizadas como o Batuque de Umbigada e a Congada , as quais estão diretamente relacionadas a cultura dos afro descendentes desta região. Como resultado o que deveria ser apenas uma festa de bairro, já caiu no gosto da região e conquistou um público de aproximadamente 6000 pessoas desde sua inauguração. Como disseram seus organizadores "O principal motivo que nos leva a querer realizar este evento é o aumento dafalta de identidade por parte da nova geração afro-brasileira, em grande parte por falta de referências, e da desvalorização da cultura por parte da sociedade como um todo, associando geralmente seus costumes com coisas negativas. Principalmente a religião, a música e a estética". Um bom exemplo de como usar e diversificar a cultura popular em prol do resgate e valorização etnica/social pode dar certo e virar referência. Ahh mês que vem tem mais uma Black June, fiquem ligados na agenda do Ecos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTbz0teOwcp0tjnvL1BlPb3qPJl49xVe8mzW328w4tHP_55-pGpEkqoi5On-XErqCs7QEaP3bOo8BZatEnIUtevFk7_v72KdKg9P8Ihw4hNA7SMJAguW7Jl5qWOOWkux-V8-P_sRgdsFDl/s320/viewer1.png)
0 comentários:
Postar um comentário
A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!