Para Maria Correia do Nascimento, popularmente conhecida como Lia de Itamaracá a ciranda é um dom divino agraciado por Iemanjá. Através de um circulo pessoas giram, embaladas por cantigas suaves e melódicas, imitando no seu bailar movimentos semelhantes as ondas do mar em um oceano calmo. Porém a ciranda é uma dança que vai muito além das brincadeiras de criança. Alguns pesquisadores como Rosana Nevolpatto afirmam que sua origem é portuguesa, tendo maior influência e propagação no litoral norte Pernambuco e também em áreas do interior da Zona da Mata Norte deste Estado. Uma das características da ciranda é o seu lado comunitáio, onde despida de preconceitos quanto a cor, sexo, idade, condição social ou econômica dos participantes todos podem se embalar e dançar.
A maior representante desta dança em atividade é a cantora Lia de Itamaracá nascida em 1944, e que desde os 12 anos, luta pela sustentação deste patrimônio cultural de Pernambuco. Lia também executa trabalhos de preservação de ritmos como o coco e o maracatu, e faz além de shows na ilha, trabalhos de turismo e de merendeira como funcionária pública do estado. No ano de 1977 depois de sair em uma reportagem do Fantástico e também da gravação do primeiro disco "Rainha da Ciranda" ganhou notoriedade porém, por não se encaixar nos padrões impostos pela indústria cultural caiu no esquecimento por quase 20 anos, continuando a compôr e gravar inúmeras obras, registradas apenas em sua mente. No ano de 2000 lançou seu segundo disco "Eu sou Lia" o qual lhe propiciou maior reconhecimento no Brasil e também no exterior, fazendo com que participasse de diversos festivais nacionais e internacionais divulgando a beleza e a simplicidade deste movimento cultural pernambucano. Salve a Rainha de Itamaracá. Abaixo os discos que fizeram com que a ciranda pernambucana alcançasse o mundo. por Fábio
Isto é PAPO DE TELECO TECO
A Rainha da Ciranda - 1977
1- Quem me deu foi Lia / Moça namoradeira / Quero saber / Menina que vai à praia / Ô se balança
2- Ciranda do Geraldo / Vou dançar ciranda / Boa viagem
3- Ciranda nova / Baixa verde / Doutor Jorginho
4- Pai Baracho
5- Ciranda de Lia
6- Coco verde / Ciranda feiticeira
7- Minha ciranda / Moreno cirandeiro
8- Moreno dengoso / Menina linda / Pátio de São Pedro
9- Entrevista com Lia de Itamaracá e Oziris Diniz
Eu sou Lia - 2000
1. Eu Sou Lia/Minha Curanda/Preta Cirandeira
2. DR, Jorginho/Janína/Lá Em Goiás
3. Copacabana/Lia É Lia/Loura, Morenza E Mulata/Roberto Carlos
4. Discoteca de Pracinha/Se Balança/Boa Viagem/Verde Do Mar
5. Chamego de Lia/Ciranda Do Amor
6. Meu Cachorro Peri/Fui Pra Escola/Olã/Ajoelha, Ajoelha
7. Nagô, Nagô
8. Meus Cabelos Brancos
9. Ele Não Sabe O Que É O Amor/Mal de Amor
10. Eu Sou Lia (Ciranda de Lia)
Ciranda de ritmos - 200801-Dança do povo
02-Quem me deu foi Lia - Moça namoradeira
03-Maxixe da vizinha
04-Morena de Pernambuco
05-Côco limoeiro - Baralho
06-Mamãe Oxum
07-Verde mar de navegar
08-Ciranda feiticeira - Ciranda nova - Santa Teresa
09-Balança moreno cirandeiro
10-Coco meu barcou velou - o passarinho
11-Cirandando pela praia
12-Essa ciranda é minha
13-Recife
14-Moreno dengoso
(Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade dos membros do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
0 comentários:
Postar um comentário
A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!