sexta-feira, 3 de julho de 2009

VOCE SABIA QUE OS EUA QUERIAM AJUDA "BÉLICA" DO ZÉ CARIOCA?



Na foto Zezinho e Aurora Miranda

No começo da década de 40, Walt Disney veio em uma turnê à América Latina, turnê esta que fazia parte dos esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante a Segunda Guerra Mundial, na famosa estratégia americana de agregar aliados latinos, chamada na época de Política da Boa Vizinhança. Encantado com o inesgotável repertório de piadas de papagaio da época e necessitando de um personagem que representasse o esteriótipo brasileiro, juntando a malandragem, o samba, carisma e a figura do carioca, nasceu no próprio Copacabana Pallace, onde Disney se hospedava na viagem; o Zé Carioca. Porém mesmo com o personagem concebido, um outro problema existia, ainda faltava uma voz que literalmente desse vida ao nosso papagaio. Eis que em 1943 por influência do destino, Disney que estava no estúdio da FOX conheceu José do Patrocínio Oliveira (popularmente conhecido como zezinho), onde se identificando com o músico na sua maneira gingada e malemolente de falar percebeu que o entrave estava resolvido.
Este fato rendeu uma fortuna considerável a José de Alencar porém como consequência ele ficou estigmatizado por sua ligação à Disney (No processo da Política da Boa vizinhança). Em seu currículo Zézinho também executou trabalhos no Bando da Lua, junto a Carmem Miranda e como dublador na Disney. Em sua empleitada por "aliados" os EUA, procurando mostrar simpatia aos países da América Latina, e utilizando a figura criativa de Disney, criaram outros personagens como o Gauchinho Voador representando a Argentina e Panchito representando o México. Realmente bem diz o ditado popular; "de boas intenções o inferno esta cheio". Nos vídeos abaixo você poderá ver quando Zé Carioca apresentou o Samba e nossa popular cachaça ao pato Donald, enquanto que no segundo cenas do filme "Você já foi a Bahia" com participações de José Patrocínio (Zezinho) e Aurora Miranda (irma de Carmem Miranda), além de Panchito e o Gauchinho Voador. por Fábio .

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!