domingo, 31 de janeiro de 2010

Papo de Teleco Teco: O disco História das Escolas de samba - Portela 1974

Me lembro tempos atrás quando Marisa Montes e Paulinho da Viola produziram e divulgaram o documentário "O mistério do Samba". Na época parte da imprensa levantava a pergunta como pessoas simples residentes no morro produziam letras e melodias tão profundas de forma tão sintetizada? Porém o que esta imprensa esqueceu de mencionar foi que estes sambistas bebiam de uma fonte que lhes dava subsídios dos quais muitos pseudo intelectuais jamais conseguiriam absorver, o que dira entender. Uma fonte chamada vivência, escrita por uma caneta chamada relacionamento motivada pela inspiração destes sambistas que retratavam nada mais, nada menos que suas próprias experiências de vida. Hoje em dia no mundo midiático e tecnológico esta vivência infelizmente torna-se cada vez mais escassa, e como resultado muitas vezes dá-nos a sensação de estarmos cada vez mais com menos poesia e muito imediatismo.




Abaixo um dos registros deste legado, intitulado História das Escolas de Samba, com umas das escolas que lindamente ilustra parte deste processo, afinal a saudosa Portela é Papo de Teleco Teco


01 - Brasil de ontem (Manacéa) canta Manacéa
02 - Hino da Velha Guarda da Portela (Chico Santana) canta Chico Santana
03 - O mundo é assim (Alvaiade) canta Alvaiade
04 - O Quitandeiro (Paulo da Portela, Monarco) canta Alvaiade
05 - Brasil, Pantheon De Glórias (Candeia, Bubú da Portela, Casquinha, Waldir 59) canta Grupo do Muro
06 - Sentimentos (Mijinha) canta Monarco
07 - Macunaíma (David Correa e Norival Reis) canta Mestre Marçal
08 - Recado (Casquinha - Paulinho da Viola) canta Casquinha
09 - Rio, Capital Eterna (Walter Rosa) canta Walter Rosa
10 - Falem de mim (Nelson Rufino) cantam Alcides Dias Lopes (Alcides Malandro Histórico) e Alvaiade
11 - De Paulo a Paulinho (Monarco - Chico Santana) canta Monarco
12 - Cidade Mulher (Paulo da Portela) canta Velha Guarda da Portela


Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!