quarta-feira, 24 de março de 2010

Papo de Teleco Teco: Para vocês o polêmico disco do Show Opinião


Ontem estava lendo em um blog (me desculpem mas não lembro o nome) , uma pesquisa que afirmava que grande parte dos brasileiros estava interessada pela tortura, não no sentido de sofrê-la ou aplicá-la é claro, mas nos fatos históricos que permeiam suas histórias. Aí resolvi aproveitar o gancho pois embora vivamos em uma época mais "passiva", este Brasil que "orgulha-se" vezes por seu lado pacato, já manifestou sua opinião em períodos difíceis como os da ditadura. E foi deste processo que surgiu em 1964 o Show Opinião, unindo uma menina da classe média (Nara Leão substituída depois por Maria Bethânia), um sambista do morro (Zé Keti) e um imigrante nordestino (João do Vale). Este espetáculo musical tornou-se uma das maiores manifestações de protesto pela arte contra a ditadura criando uma ruptura do sistema de dominação imposto, unindo classes, incomodando políticos e acima de tudo, insentivando várias outras formas de manifestações em prol da luta pela democracia neste período. Era um retrato de um Brasil , digamos mais pensante e questionador, que através desta contextura clamava por mudanças, engajadas nas temáticas e polêmicas heterogêneas das realidades brasileiras. Tal trabalho rendeu um disco que traduz tudo o que foi este movimento e o Ecos disponibiliza-o para vocês afinal, o Show do Teatro Opinião é Papo de Teleco Teco.


1 Peba na pimenta (J. Batista, Rivera, João do Vale)2 Pisa na fulô (Silveira Júnior, E. Pires, João do Vale)
3 Samba, samba, samba (Zé Keti)4 Partido alto (Cartola)5 Borandá (Edu Lobo)6 Desafio (Diálogo extraído do livro "Eu Sou o Cego Aderaldo")
7 Missa agrária (Trecho da peça musical de Gianfrancesco Guarnieri, Carlos Lyra)8 Carcará (José Cândido, João do Vale)9 O favelado (Zé Keti)10 Nega Dina (Zé Keti)11 Incelença (Folclore)12 Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, Sergio Ricardo)13 Guantanamera (P.Seeger)14 Canção do homem só (Carlos Lyra, Vinicius de Moraes)15 Sina de caboclo (J. B. de Aquino, João do Vale)16 Opinião (Zé Keti)17 Malmequer (Cristóvão de Alencar, Newton Teixeira)18 Marcha de Rio 4o graus (Zé Keti)19 Malvadeza Durão (Zé Keti)20 Esse mundo é meu (Ruy Guerra, Sergio Ricardo)21 Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, Sergio Ricardo)22 Marcha da quarta-feira de cinzas (Carlos Lyra, Vinicius de Moraes)23 Tiradentes (Ary Toledo, Francisco de Assis)24 Cicatriz (Zé Keti, Hermínio Bello de Carvalho)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!