quarta-feira, 16 de junho de 2010

Papo de Teleco Teco: Os discos de Aniceto do Império e a tradição oral que vem do morro


Aniceto de Menezes e Silva Júnior, popularmente conhecido como Mestre Aniceto do Imperio foi responsável pela divulgação de uma das maiores tradições orais do samba autêntico. No samba de Partido Alto, Aniceto transmitia e ensinava às rodas de samba que participava toda tradição do ritmo com seus versos de improviso. Respeitado, foi um dos fundadores da Escola de Samba Império Serrano e através do jongo defendia a necessidade da manteneção das raízes negras, fato sempre destacado em seus discos e documentários, como podemos ver no vídeo abaixo.


Mestre Aniceto era uma espécie de "educador musical", pois em seus improvisos sempre fazia a platéia interagir com seus sambas de partido alto que chegavam a durar vários minutos, sem repetições e alimentados por fatos cotidianos ocorridos nos lugares onde tais rodas de samba se davam, fazendo a platéia morrer de rir. Um de seus sambas mais famosos é o de nome "Inteligência", onde mestre Aniceto fazendo perguntas, obrigava a platéia interagir respondendo as perguntas com suas oratórias. Abaixo o Ecos disponibiliza o disco Partido Alto Nota 10 deste importante sambista, que costumeiramente afirmava "dom não se aprende na escola, vem de berço", ainda bem!! Ouçam Aniceto do Império nosso Papo de Teleco Teco.





1 - Partido Alto (Aniceto)
2 - Desaforo (Aniceto) participação especial: Martinho da Vila
3 – É fogo (Aniceto)
4 - Chega devagar (Aniceto) participação especial: Roberto Ribeiro
5 - Difícil (Aniceto)
6 - Ginga de Yayá (Aniceto) participação especial: Zezé Motta
7 - Quando louvar partideiro (Aniceto)
8 - Entrevista (Aniceto) participação especial: João Nogueira
9 - És partideiro? (Aniceto)
10 - Quem é teu pai (Aniceto) participação especial: Dona Yvonne Lara
11 - Mulher na presidência (Aniceto)
12 - Dona Maria Luiza (Aniceto) participação especial: Clementina de Jesus


Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!