quarta-feira, 7 de julho de 2010

Papo de Teleco Teco: A industrialização do Samba e a influência de Donga

Na verdade estou uma semana atrasado pois estes posts figuraram em minha cabeça desde a semana passada, porém como musicou Cazuza "o tempo não para"; logo dá tempo de recomeçar o assunto. Retornando a semana passada, ou melhor a pergunta passada, continuemos com nosso passeio na busca de desvendar o mistério "De onde vem o samba?". Quanto mais leio sobre o assunto, mais concluo que na verdade o samba não "é", mas sim o samba "são". Isto mesmo caro amigo, pluralizando verbos este nosso samba sofrido, batido e aguerrido deu-se da conjunção de vários fatores e claro valores. E passou de sergipano, à bahiano, carioca, paulistano, angolano e dizem até que já puxou seus olhos para virar coreano. O samba não é ritmo, ele é social; um transmorfo (parece papo de X man né?). E para dar algumas provas desta nossa conversa, apresento-lhes Donga. Donga é considerado o primeiro sambista a gravar um samba; parece pouco né? Mas saibam que este processo foi responsável pelo "transporte" do ritmo do morro e da periferia para as elites sociais, não só abrindo alguns caminhos como também dando fortes influências para este sambista perante a elite na época. Prova disto é o vídeo abaixo com Chico Buarque e Cia; um marco para época. Não te falei que o samba "são"? E o que isto tem a ver com a pergunta, "De onde vem o samba?" Calma pois tem muito mais nesta nossa semana que esta apenas começando.
Abaixo um clássico com várias composições de Donga, onde vale muito a pena ouvir e prestar atenção nas letras, para entender um pouco do processo samba "são" citado acima. por Fábio
01 - Amigo do Povo (Donga)
02 - Canção dos Infelizes (Donga / Luis Peixoto) with ELIZETH CARDOSO
03 - Benedito no Choro (Donga)
04 - Patrão Prenda Seu Gado (Pixinguinha / Donga / João da Bahiana) with ALMIRANTE
05 - Vertigem (Donga)
06 - Seu Mané (Donga / Baiano) with LECI BRANDAO, MARCAL
07 - Cinco de Julho (Donga)
08 - Ranchinho Desfeito (Donga / De Castro e Souza) with PAULO TAPAJOS
09 - Ligia Teus Olhos Dizem Tudo (Donga)
10 - Pelo Telefone (Donga / Mauro de Almeida) with ALMIRANTE
11 - Quando Uma Estrela Sorri (Donga / Villa-Lobos / David Nasser) with GISA NOGUEIRA, DONGA
12 - Depoimento de Donga ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro


Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!