quarta-feira, 2 de março de 2011

Papo de Teleco Teco: O disco samba de "véio" para os novos


Muito se discute hoje sobre as tradições, e o papo vai desde o carnaval de ontem para o de hoje, ou mesmo do próprio samba oriundo de várias mutações. Na região ribeirinha do São Francisco a palavra tradição é levada a sério. Nestes locais se pratica o samba de "véio", oriundo segundo alguns pesquisadores da união de índios e negros o qual surgiu aproximadamente a 100 anos atrás no período da escravidão. Quando se esquenta o couro para a batucada que animara a comunidade, automatimante um memorial aos antepassados ribeirinhos se inicia. Munidos de alegria e ancestralidade seus brincantes se põe a sambar na roda de chão batido buscando manter viva as raízes culturais de seu povo. Como todas as manifestações deste tipo, o samba de "véio" passou um tempo esquecido até ser resgatado por pessoas que entendiam de seu valor cultural e importância para sustentabilidade da cultura local. Como li em um artigo certa vez as tradições devem servir como um dicionário para que novas manifestações surjam e se desenvolvam, em uma espécie de semente frutífera. Ao que parece os ribeirinhos da região do velho "Chico" entenderam muito bem este recado, e sambando com alegria vão mantendo vivas as tradições e ancestralidade de seu povo. Quer saber mais sobre o samba de "véio"? Clique aqui


Samba de Véio - Da ilha do Mossango
1.Cantiga de Reis
2.Eu vim da ilha Nazaré, Nazaré chapeu de couro
3.Tá doida mulher/Lua nova/Mulher teimosa
4.Tira palma/Casa de palha/Varanda boa
5.Flor de aurora
6.Coisa bonita
7.Joana
8.Meu boi/Carneiro/Pé de bananeira
9.Pirapora/Massapé/Gomadeira
10.Mulata de ouro/Quando a polícia chegar/Capim da baixa
11.Pombo de Janeiro
12.Meus carneiros/Maria/Vento do norte

Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!