quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Banda da Sapucaia 2013: Do familiar ao popular ... beiramos mais uma vez a corda bamba cultural.


Salve meu povo, estou de volta. Piracicaba tem um problema sério, que é esta transição de movimentos familiares a populares. Me lembro que participei de um dos primeiros, se não o primeiro bloco da banda da Sapucaia. Um cortejo carnavalesco popular, a princípio formado somente por moradores do bairro que "fugindo da morte" foliavam descendo em sentido contrário a rua que iria acabar na porta do cemitério. De lá para cá os 40 se tornaram 400, que se tornaram 4.000 e que hoje são, segundo as autoridades 40.000 pessoas. Como diria meu avô "gente para dar com pau". Mas o que era para ser um dos grandes exemplos de cultura popular mais uma vez se perde nas amarras da violência. Para alguns uma festa com bêbados e arruaceiros que como muita coisa em nossa cidade teve um final "merecido" dada a grande possibilidade de violência de indivíduos que não sabem se divertir; mas para mim mais uma perda da cultura popular. Sim porque uma festa de tamanha grandeza não pode ser tratada com tanto descaso pelas autoridades, que a exemplo de  muitos outros movimentos populares locais  sofrem pelo anonimato de líderes, que fingem não querer enxergar a grandeza deste aglomerado cultural. E como  muitas vezes se opta  pelo fácil, mais uma vez,  como muitos outros movimentos desta igualia, se é dado o decreto: "Vamos acabar com os festejos da Banda da Sapucaia  em 2014" ficando mais uma vez um movimento popular a andar  na corda bamba. Dá até para chorar, né?
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!