segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Detalhes nada obscuros dos bastidores de um show pra lá de especial...

É uma delícia sair de casa para ver um show daquela banda que adoramos e conseguir assistir da primeira a última música. Temos a sensação que conseguimos aproveitar o show todo e não perdemos nenhum detalhe. Certo? Nem tanto.
Acompanhei de pertinho toda a preparação, os bastidores, tudo o que acontece antes da banda subir ao palco e claro, o que acontece depois do show acabar.
Escolhi uma banda muito especial: a Zaíra. Os meninos já estão no cenário musical há mais de dez anos, com praticamente a mesma formação desde o início. A banda tem em suas raízes o forró e a mistura de diversos estilos que compõe um som totalmente diferenciado e com músicas autorais, o que dá ainda mais credibilidade e originalidade a banda.
De uma organização impecável, eles criam e segue um roteiro com atividades e horários a serem desempenhados para que tudo ocorra de forma correta e sem imprevistos.
Começa-se a preparação: reúnem-se todos no escritório da banda e cada um já com suas funções definidas carregam e se alocam no transporte que vão os levar para o show. Na van rola de tudo: desde detalhes do show como repertório, tons, troca e afinação de instrumentos. Rola também muito alto astral e boa energia: começa-se desde ali um momento de pura descontração para que a sintonia da banda seja uma só. Segredinho: existe um repertório que vai muito além do forró que eles se divertem e muito no caminho para o show e ali tudo é permitido; cada um faz seu pedido musical e os meninos se viram nos 30 para tocar o que garante muitas gargalhadas com as letras inventadas e invertidas.   
Eles assistem alguns vídeos de apresentações anteriores, lembram de shows e situações que já passaram pelas estradas da vida e tudo isso regado a muita, mas muita risada mesmo.
Chegando ao destino, observa-se o cenário: público, estrutura, conhece-se a cidade e o local onde vai ser realizado o show. Logo em seguida, os meninos da técnica começam com a montagem e organização do palco e os músicos a fazem a passagem de som. Mais disso aqui, mais grave ali, aumenta um pouco lá e agora tudo pronto: vamos esperar para o show começar.
Eles vão ao camarim para a produção do figurino, continuam no mesmo ritmo de piadas e risadas, se alimentam e hora de subir ao palco com os fãs enlouquecidos esperando pelo espetáculo. Show de luzes, músicas novas sendo apresentadas, as mais conhecidas na boca do povo, alguns aproveitam para dançar juntinho, outros com os olhinhos vidrados acompanhando cada movimento dos músicos e de toda a apresentação (esse é o meu caso... rs)
"Dance do jeito que você quiser" é uma das músicas e a grande proposta da banda para que o público fique bem a vontade para interagir e se soltar da forma que quiser, pois o importante mesmo é a diversão, a troca de energia e carinho. 
Mais de uma hora de muita adrenalina, boa troca com o público, mais uma experiencia incrível na bagagem e aquela dorzinha no coração na hora de se despedir! A certeza de que em breve, precisam voltar ali: a cidade linda, o público muito especial, vibe boa e logo retornaremos para casa.
Acabou? Não!
Como disse, estava tendo o privilegio de acompanhar a Banda Zaíra e os meninos, em TODOS OS SHOWS, assim que acabam, atendem a TODOS os seus fãs, tirando fotos, autografando CDs, conversando com cada um que se aproxima para trocar algumas palavras e aproveitar para sentir como o som deles está chegando até o público.
A atenção e o carinho dispensando a cada que se aproxima é realmente impressionante o que mostra o porque estão há tantos anos na estrada e sempre com um público satisfeito e seguidor desse trabalho feito com tanto carinho.
Lista de chamada para saber se estão todos na van e hora de voltar para casa. Cansados? Todos. Dormindo? Nem todos. A noite ainda reserva algumas trocas de contatos para futuros projetos, impressões sobre o show o que foi positivo e negativo naquela apresentação e claro, continua o repertório das canções de bastidores até chegar ao destino final daquele dia, mas já pensando que daqui algumas horinhas tudo começa de novo, para o próximo show, graças a Deus!  


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Talita, parabéns por sua estréia no blog. Descreveu de uma forma que leva as pessoas a sentir-se integrantes do espetáculo. Simples, objetiva e com grande propriedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado pelas palavras e pelo carinho Serginho!
      Logo, se me permitir, quero escrever sobre o Cd Vida.
      Um forte abraço!

      Excluir

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!