quarta-feira, 17 de junho de 2009

Papo de Teleco Teco: Para você o disco Afropopbrasileiro de "Maga" Menezes - 2001


Margareth Menezes procura, em Maga, recuperar o tempo que perdeu - ou que lhe tomaram - quando Salvador começou a exportar axé para todo o país. E ela, precursora legítima do estilo (começou ainda na seara do samba-reggae), ficou num limbo, observando a música carnavalesca baiana ser cristalizada por Daniela Mercury e banalizada por tantos Tchans & clones quetais. O trampolim que a moça empregou neste ressurgimento foi a adesão de Carlinhos Brown, svengali do pop soteropolitano, que colocou a potente voz de Margareth no contexto de seu afropop. A parceria com Brown deve ter ajudado na recondução da cantora ao seio das grandes gravadoras (ela estava indie desde 1995). Em termos musicais, a produção do genro de Chico Buarque, junto a Alê Siqueira, busca um meio termo entre as invencionices alfagamabetizadas e o axé de acepção ampla. Talvez por cautela, pelo fato de estar há tanto tempo sem gravar, Margareth amansou um pouco sua conhecida contundência. Maga soa mais maduro e pop, mas também um tiquinho domesticado demais, límpido demais, meio aparentado às soluções ecléticas que Daniela Mercury e Ivete Sangalo - ambas participam do álbum, aliás - têm encontrado para modernizar o axé. Fundamentalmente, a cantora do potente samba-reggae Eleijibô ainda é a mesma. Só pisou no freio, visando um enquadramento mais pop e universal. E isso não chega a ser errado.Os novos caminhos que Margareth se impõe assumem várias nuances. Recorrendo à dita nova MPB, a cantora consegue bom caldo nas versões para Mãe de Leite e Lua Candeia. Essas, junto com a balada Preciso, compõem uma porção mais cool, contida, do disco. Uma faceta para a qual a produção econômica, sem exageros, de Brown parece cair muito bem. Mas o rei do Candial se dá melhor como compositor (dividindo Negro Doce, talvez a mais bela do disco, com Margareth) do que atrás da mesa de som. O tal afropop se manifesta aqui e ali, só que mais perigosamente perto do axé convencional do que da suposta revolução que estaria contida na proposta original. Assim, saltam aos ouvidos a boa (e irônica, talvez?) Moderninha, a sacolejante passagem por Do Mar, do Céu, do Campo, de Belchior, e, claro, o momento mais esperado do disco - Cai Dentro, dividida com Mercury e Sangalo. Do encontro entre as superstars baianas e a, aham, "prima pobre", sai um momento alegre, mas ao qual falta a faísca de outras eras. (por Marco Antonio Barbosa do site clique music uol), particularmente um dos principais papéis deste disco foi a salva guarda contra a "bundalização" que estava se dando através de alguns trabalhos de grupos de Axé, conforme foi sitado por Marco Antonio acima, mas esta é minha opinião, ouve aí e depois diz qual a sua opinião afinal Isto é Papo de Teleco Teco.

AFROPOPBRASILEIRO - 2001
1-Pelo mar lhe mando flor
(Margareth Meneszes)2-Preciso (Margareth Menezes)3-Desperta (Preconceito de cor) (Margareth Menezes)4-Mamãe querida (Humberto Maracanã)5-Do mar, do céu, do campo (Belchior)6-Nego doce (Carlinho Brown e Margareth Menezes)7-Dandalunda (Carlinhos Brown – Refrão de Domínio Público)8-Cai dentro (Baden Powell e Paulo César Pinheiro)9-Moderninha (Margareth Menezes)10-Mãe de leite (Zeca baleiro)11-Lua candeia (Paulo César Pinheiro e Lenine)

(Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade dos membros do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como
http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!