quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Papo de Teleco Teco: Das quebradas deste mundaréu o disco de um dos mais importantes retratadores do samba paulistano - Geraldo Filme

"Geraldão no momento é quem melhor arma samba enredo no Brasil" por Mano Délcio da Viola
Geraldo Filme de Souza, o Geraldão, herdou a musicalidade do pai violinista, a africanidade da avó que lhe entoava cânticos escravos e o conhecimento de São Paulo através das entregas de marmita que sua mãe Dona Augusta. Frequentou rodas de Tiririca, participou do Teatro Popular Brasileiro de Solano Trindade, foi diretor da Vai Vai e com toda esta bagagem tornou-se um dos principais responsáveis por retratar os vários cenários do samba paulistano. Suas músicas retratam fatos vividos no seu cotidiano, preocupações com as desigualdades sociais existentes em São Paulo, africanidade e claro o orgulho de ser sambista.
Em suas entrevistas Geraldo Filme nos transportava aos tempos idos na Barra Funda, aos famosos apitadores das baterias das escolas de samba e também mestres da Tiririca como Pato N'água, que comandava as escolas de samba em cima de viadutos. Geraldão também falava das histórias engraçadas de fugas e surras da polícia que taxava os sambistas desta época como marginais. Geraldo tem dois importantes trabalhos registrados que são o Disco O Canto dos Escravos feito com Clementina de Jesus e Tia Doca (que esta aqui na rádio do blog) e também a coletânea Geraldo Filme (1980) a qual o Ecos posta aqui, afinal Geraldo Filme é Papo de Teleco Teco. por Fabio
Geraldo Filme (1980)01) Vai no Bexiga pra ver (Geraldo Filme)
02) A morte de Chico Preto (Geraldo Filme)
03) Mulher de malandro (Geraldo Filme)
04) Tristeza do sambista (Oswaldo Arouche/Walter Pinho)
05) Eu vou pra lá (Geraldo Filme)
06) Garoto de pobre (Geraldo Filme)
07) Silencio no Bexiga (Geraldo Filme)
08) História da capoeira (Geraldo Filme)
09) São Paulo menino grande (Geraldo Filme)
10) Vai cuidar de sua vida (Geraldo Filme)
11) Vamos balançar (Geraldo Filme)
12) Reencarnação (Geraldo Filme)
Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!