quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Prata da Casa: Mestre Dado e o batuque de umbigada

Aos 78 anos Mestre Dado já é conhecido nacionalmente, tendo apresentado seus trabalhos em programas de emissoras como TV Cultura e Educativa. Líder do batuque de umbigada de Piracicaba, é no espaço localizado na Casa de Batuque Fogo Verde, em minha querida Piracicaba, que ele luta para manter viva a chama do samba paulista rural expressado na figura do batuque de Umbigada Piracaba, Tietê e Capivari. O batuque como é popularmente conhecido é um dos símbolos de resistência das raízes do samba rural paulista, carregando junto aos seus componentes muita ancestralidade e histórias da própria formação cultural do interior paulista. Constantemente Dado é visitado por muitos pesquisadores, curiosos e programas interessados nos aspectos e historias que envolvem e envolveram os cotidianos de batuqueiros não só de Piracicaba, como também de outras cidade próximas, tais como Campinas, Tietê e Capivari.

Em conversas informais alguns dos grandes problemas apresentados por mestre Dado e outros representantes do Batuque de Umbigada é o fato de pesquisadores colherem materiais e dados do Batuque sem identificar o destino dos mesmos, o que faz com que muitas informações importantes se percam e os créditos aos seus tradicionais representantes se tornem esquecidos. Um outro problema paralelo, mas que pouco a pouco começa a ser resolvido, é referente ao resgate e a passagem das tradições e representações do Batuque à nova geração. Infelizmente em função do pouco interesse dos mais jovens quanto a esta cultura, que somado ao falecimento de alguns dos seus principais representantes, fez com que o Batuque perdesse durante algum tempo parte de sua força mantenedora. Felizmente pouco a pouco isto começa a modificar através de trabalhos de resgate realizados por projetos culturais que trabalhando conjuntamente aos atuais representantes faz com que a essencia do Batuque ainda permanessa viva.por Fábio
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários:

  1. Fabio,
    Parabéns pelo post
    Estou criando um blog para ajudar
    Mestre Dado

    ResponderExcluir

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!