quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Papo de Teleco Teco: Barbatuques e o disco o Corpo do Som


Quando o corpo toca. Aproveitando o clima Jorge Aragão, não são só os dedos que "sentem sabor". Uma vez li um livro que se chamava "O Corpo Fala", onde através da expressividade dos movimentos dava para captar sensações, humores, verdades e até mentiras, chega a dar medo não? (rs*) O que estes caras fazem é simplesmente incrível. Fundado em 1995 o Barbatuque desenvolve uma linguagem pioneira de expressão corporal produzindo sons através do próprio corpo. Do "ócio criativo" e muita brincadeira Fernando Barba junto a outros amigos formados na faculdade de música da Unicamp idealizou este trabalho que há muito tempo ultrapassou os limites das regiões brasileiras ganhando reconhecimento em países como França, Espanha, Estados Unidos, Suiça, Portugal, Líbano, Russia, Senegal e Colômbia.
Mais do que fazer música com o corpo o Barbatuques é uma terapia . Através de elementos extramusicais contidos na proposta do grupo, desenvolvem trabalhos com deficientes auditivos, mentais , crianças, velhos e adultos onde, como o próprio Barba costuma afirmar em suas palestras e oficínas "não há limites" para participar. Muitos outros grupos foram Influenciados por este trabalho e a linguagem "Barbatuqueana", se é se pode chamar assim, começa a se espalhar e multiplicar através de trabalhos, comerciais e oficinas fazendo com que os envolvidos redescubram o próprio corpo ao terem contato com o trabalho. (Visite o site - clique aqui) por Fábio



Barbatuques - Corpo do Som - 2002

1 Barbapapa's groove (Fernando Barba)2 Na tribo (improvisação)3 Baião destemperado (Fernando Barba)4 O canto da ema (Ayres Vianna, Alventino Cavalcante, João do Vale)
Pra onde vai Valente
(Manezinho Araújo)5 Ule ule (improvisação)6 Andando pela África (Fernando Barba)7 Do mangue a manga (Fernando Barba)8 Onça (Juca do Bolo)9 Peixinhos do mar (Arr. e adapt.: Tavinho Moura)Marinheiro só (Arr. e adapt.: Caetano Veloso)10 Num deu pra creditá (Recriação sobre improviso coletivo)11 Capuera (improvisação)12 A invasão dos monges (Stênio Mendes)

Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!