sábado, 27 de fevereiro de 2010

Papo de Teleco Teco: Complementando o documentário deixo à vocês o disco da Ong Jongo da Serrinha

Havia postado algum tempo atrás este disco no dicas da semana e seria um pecado não dedicar um post ao ritmo afinal o Jongo ou Caxambu, como o Lundu é considerado por muitos estudiosos como um dos patriarcas do samba. O disco aqui pertence a Ong Jongo da Serrinha criada por mestre Darcy Monteiro e Vovó Maria Joana Rezadeira. Como muitos outros "guerreiros culturais", que buscam preservar e resgatar a cultura afro com muito trabalho e peregrinação a Ong fez com que o Jongo fosse considerado pela IPHAN o primeiro bem material do Rio de Janeiro. Com um misto de dança e religiosidade este ancestral musical dos pretos velhos escravos, através de seus improvisos e ritmica é considerado por estudiosos como um dos pais do samba de partido-alto.
Infelizmente, ao contrário do samba que se desenvolveu e hoje ocupa grande espaço , o Jongo por ser enraizado em aspectos místicos e religiosos, nao conseguiu seguir o mesmo percurso de seu "afilhado" e em função de "perseguições" as culturas africanas pela sociedade preconceituosa do século passado, acabou ficando restrito aos ambientes familiares de seus praticantes, chegando a ser quase extinto não fossem os trabalhos de resgate como o da Ong. Jongo da Serrinha. Este disco é um trabalho musical realizado pelo grupo, ao melhor estilo das rodas de jongueiros do Rio de Janeiro, afinal Jongo da Serrinha é Papo de Teleco Teco . Quer saber mais sobre o trabalho do Jongo da Serrinha? Clique aqui

Jongo da Serrinha - 2002

01. Bendito / Pisei na Pedra / Boi Preto / Eu Chorei
02. Vapor da Paraíba
03. Guiomar
04. Caxambu de Sá Maria
05. Ai Morena / 13 de Maio
06. Finca Tenda (Seu Vito) / É de Lorena / Jongueiro Bom
07. Caxinguelê
08. Coitado do Zé Maria
09. Eu num é Doutô / Desaforo / Carnero tá na Serra
10. Mamãe Foi Pro Jongo / Papai Subiu o Morro de São José / Maria Sunga a Saia / Eu Tenho Pena
11. Saracura
12. Bana Cum Lenço / Vou Caminhar / Bênção de Deus


Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Olá Fábio

    Prazer e obrigada pela vista. Passei pelo teu blog e, grata surpresa, muito na base da música brasileira que muito gosto de ouvir. Adoro Bethânia, Chico Buarque, Martinho da Viola, Ney Matogrosso, Gal Costa, Roberto Carlos, Daniela Mercury, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, Mª Rita, Toquinho, enfim toda a música romântica brasileira e ainda a boa música sertaneja como a de Leandro e Leonardo ou Zezé Camargo e Luciano. Sorte e sucesso para teu blog e felicidade a todos os bons músicos brasileiros.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Hola Fabio, un dia pasaste por mi casa y hoy me acordé de ti. Solo quiero enviarte un saludo. Hasta pronto amigo.

    ResponderExcluir

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!