domingo, 21 de março de 2010

Batuque na Cozinha: A receita do Acarajé


Nada melhor que acabar a semana com um prato tipicamente baiano. O acarajé é um dos mais típicos pratos da culinária baiana, mas também tem seu lado místico. Conhecido na África como àkàrà (que significa bola de fogo) onde foi adicionado o termo je (que significa comer) o Acara-jé tomou conta dos tabuleiros da Bahia e também é usado como oferenda nos rituais da orixá Iansã.





Ingredientes:


1 litro de azeite de dendê para fritar
1 colher (sobremesa) de sal
1 dente de alho
1 colher (chá) de gengibre ralado
300 g de cebola em pedaços
1 kg de feijão fradinho quebrado

Camarão para Acarajé:

1 cebola picada em pedaços bem pequenos
1 xícara (chá) de caldo de peixe ou de camarão
coentro a gosto
½ xícara (chá) de azeite de dendê
250 g de camarão seco defumado sem cabeça


Modo de preparo:


Numa bacia grande, coloque o feijão e lave várias vezes, até sair toda a casca. A seguir, deixe de molho por 3 horas. Escorra o feijão, coloque no liquidificador, junte a cebola, o gengibre, o alho e o sal e bata até obter uma pasta. Antes de fritar, bata novamente a pasta com uma colher, até ficar bem fofinha. Numa panela grande, aqueça bem o azeite-de-dendê. Com a ajuda de duas colheres, molde os bolinhos e frite-os no azeite. Sirva-os recheados com camarão ou com os recheios à parte. Camarão para acarajé: Numa panela, coloque todos os ingredientes e misture. Leve ao fogo e refogue por 3 minutos.
Reações:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários:

  1. Nossa devoraria uns 10 com certeza agora, adoro comida bahiana e acarajé é meu vicio.

    ResponderExcluir

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!