quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Batuque na cozinha: Que tal um delicioso caldo de Mocotó com o Trio Mocotó

Se o caso for associação talvez seja por isto que este grupo tenha dado tanta sustância musical durante sua existência. E já que o papo são Mocotós vai uma receitinha e claro muita múscia com Trio Mocotó para alegrar e esquentar a quinta


Caldo de Mocotó
Tipo de Culinária: Culinária Popular
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Carnes
Rendimento: 4 porções
Se você está precisando de "sustância" ou se precisa se recuperar de uma noitada, uma ótima idéia é receita de caldo de mocotó. Forte e saboroso para aquecer o seu dia!

Ingredientes
2 unidade(s) de cebola
1 folha(s) de louro
quanto baste de pimenta-do-reino preta em grãos
quanto baste de óleo de soja Sadia para refogar
2 dente(s) de alho
1 unidade(s) de tomate sem casca(s) e picada(s)
3 folha(s) de manjericão
3 folha(s) de manjerona
quanto baste de sal
1 maço(s) de coentro picado(s)
500 gr de mocotó

Modo de fazer
Limpe o mocotó com uma escova de cozinha, mesmo que ele venha limpo do supermercado. Deixe-o de molho por uma hora na água com sal. Coloque o mocotó numa panela de pressão, com 1 cebola, pimenta e as folhas de louro e deixe cozinhar sob pressão, por cerca de uma hora. Se não couber em sua panela, cozinhe num caldeirão com bastante água. A carne deverá estar soltando do osso. Solte toda a carne e pique em pedacinhos. Despreze os ossos. Deixe esfriar, coloque em uma tigela com tampa e leve à geladeira até o dia seguinte. Tire toda a gordura da superfície. Limpe a geléia com um papel absorvente. Coloque uma panela no fogo e, quando estiver quente, junte o óleo. Refogue ali, as cebolas e os alhos. Quando estiverem transparentes, junte o tomate. Refogue mais algum tempo e coloque a carne, continuando a refogar, acrescentando os temperos (manjericão, manjerona e louro). Junte toda a água do cozimento, que a esta altura dos acontecimentos, está ainda uma geléia. Tempere com sal e pimenta a gosto (muita pimenta... hum...). Deixe ferver até que os sabores se integrem e você obtenha um delicioso caldo. Se quiser engrosse mais, com farinha de mandioca. Dica: você pode utilizar azeite dendê, substituindo o óleo.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!