sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

E deu Ecos: E deu Ecos, exilio, disco de primeira e até programa de TV


Em 1979 Alcione surgia na TV com o programa de samba intitulado Alerta Geral inspirado em uma letra de Marku Ribas. Porém o que ninguém sabe é que a musica Alerta Geral, 11 anos antes de ser interpretada pela marrom chamava-se "Canto Certo" e fora gravada por Ribas em 1967. Com uma letra polêmica e em pleno ano de linha dura, deu a lógica, fazendo Ribas ser preso e exilado na França.

Música: "Canto Certo" ou Alerta Geral"



Mas se você acha que a história parou por aí, esta enganado. Em 1978, 11 anos depois, Marrom regrava "Canto Certo" sobre o nome de "Alerta Geral", o qual dá título a um de seus melhores albuns em minha opinião. No ano de 1979 a cantora recebe o comando de um programa de samba na rede Globo, de mesmo nome, o qual teve a participação de vários sambistas da pesada. A maior importância deste período para mim foi o "tapa" na cara de muitos críticos que marginalizavam o samba, que além de dar uma identidade nacional ao Brasil, sempre teve sua postura de contestação e manifesto, mesmo rotulado de marginal. Abaixo o disco Alerta Geral de Alcione que como não poderia deixar de ser deu Ecos, letra antiga mas de realidade ainda muito real nos dias de hoje.


Alerta Geral - 1979

Letra Alerta Geral
Composição: Marku Chorar

Chorar pra que
Quem tem consciência pesada é você
Chorar eu não
Chorar pra que
Quem tem consciência pesada é você
Como viver calada
Se também sofro as dores da situação
Cada dia mais difícil de cantar
Minha gente não concebe
Mais chorar
E eu, cantora popular
Tenho minha obrigação
Com toda essa nação
Alertar o povo inteiro
Provar que ri melhor
Quem sorri primeiro
Se hoje em dia falta samba
Na escola falta um surdo
E o dinheiro nunca dá
Traga o pandeiro e a cuíca
Traga o violão, violão
Para fazer sua revolução

Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!