quinta-feira, 12 de maio de 2016

Sapeca sua viola, percussão ou caixa de fósforo e corre, que os “hómi” podem te pegar.

Semana passada fui em um terreiro de samba da pesada em uma cidade vizinha a minha terrinha. Além da preocupação explicita com os convidados outra coisa atormentava seus organizadores que era  a possibilidade da polícia chegar e acabar a festança pelo simples fato de estarem fazendo música boa. E voltamos ao tempo da censura meus queridos.... Sapeca sua viola, percussão ou caixa de fósforo e corre, que os “hómi” podem te pegar. Eu acho lindo os discursos relativos a liberdade cultural, disseminação de novas formas musicais, muitas vezes discursada até por este mesmo poder público, e sempre  somadas a críticas com relação ao desenvolvimento musical, perspectivas  e outros “lero leros” disparados por nós da grande massa. E ai você vai dizer: “Porque tanto ódio no coração negão?”. Eu vou te explicar, existe uma censura que começa a tomar conta das cidades, contidas em leis do silêncio e outras intervenções, que nada mais são que injeções letais a qualquer forma de desenvolvimento não só  musical, mas social. Pode me carimbar de saudosista,  eu concordo, e sei que será muito difícil revermos encontros  improvisados como se davam nos tempos idos  em praças, botecos  abertos ou locais públicos onde,  além do conhecimento erudito o caboclo tinha que ser  sacudido no  improviso, aquelas coisas que só os de  alma  musical e mente aberta conseguem praticar. E  é por isto e muitos outros "istos" que  reafirmo  existir um processo silencioso e bem arquitetado para  acabar com os ambientes de  diálogo e encontros culturais que fazem as pessoas  refletirem seu papel neste nosso universo de dominantes e dominados. Se Deus quiser vamos vencer e ninguém ou quase ninguém vai ficar preso, né? Esta conversa me fez lembrar até um samba de Tio Hélio e Campolino, vejam se não tem a ver com a história....

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!