quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Banda da Sapucaia 2017: Pois é! Bem vindo a Salvador!

Boas lembranças me trazem a Banda Sapucaia. Lembro que era um dos raros momentos em que 
podia reencontrar meu falecido pai para trocarmos algumas figurinhas, aquecer as turbinas para a semana de carnaval que viria depois, e claro encontrar tanto meus amigos quanto  figuras folclóricas de Piracicaba como Saponga e  John Lenon. Também é bom lembrar  que participei de um dos primeiros grandes blocos deste evento, o bloco Quilombola,  por alguns anos. Meu amigo aquilo era gostoso demais. Porém a festa foi crescendo e infelizmente, sua organização não deu conta de tal crescimento;  muitos problemas surgiram e a violência agrediu a alma foliã deste encontro. Confesso até que quando resolvi escrever este post, a princípio pensei em uma crítica ferrenha a nova idéia de uma Sapucaia paga, seguindo  moldes do carnaval baiano que além de  preços nem um pouco populares, pelo menos na minha realidade atual, reforçam o velho chavão sempre utilizado nestes tipos de escolha: "Infelizmente tivemos de usar de tais cobranças para selecionar as pessoas". Mas ao contrário do que muitos possam imaginar, a razão que primeiramente me levou a escrever este post acabou se tornando uma dúvida: Quem são os maiores responsáveis pela despopularização da festa? A organização que capitalizou elitizando a festa a fim de mantê-la "viva" ou nós, "antigos" foliões que não sabendo valorizar e preservar a grandeza deste encontro popular,   mais uma vez envoltos pela preguiça,  de exigir a colaboração e apoio de órgãos competentes, vemos mais um evento popular,  familiar e público, começar a fugir de nossos dedos?  Sejam bem vindos a Sapucaia  das cordas, sejam bem vindos   a Salvador.

*Montagem foto Saponga e Bloco Olodum
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!