quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Batuque na Cozinha: A força da tradição oral: Pamonhas de Piracicaba


Há muitos anos atrás em Salvador, me dei de cara com um vendedor ambulante anunciando em seu microfone: "Lá vem as famosas Pamonhas caseiras de Piracicaba" pois é amigos, existem coisas que ecoam pelo Brasil carregadas de regionalidade e exercem com tremenda força a mesma função de canções populares famosas. A deliciosa pamonha de Piracicaba não fugiu a regra e com muita expressividade leva a história de minha cidade por este brasilzão afora. Você conhece a história deste prato tipicamente popular que ecoa pelo país? Abaixo deixo para vocês a receita para arriscarem preparar e degustar, e não esqueçam de me convidar, ok? por Fábio


Ingredientes:

- 6 espigas de milho verde com a palha;
- 1/2 xícara de chá de leite,
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina;
- 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar.
Modo de Preparo:

Descasque as espigas, reservando as palhas maiores e melhores para fazer os saquinhos das pamonhas. Para isso, faça uma costura aos redor de cada palha dobrada, de preferência à máquina, deixando uma abertura para colocar o recheio. Ponha numa panela o leite e a manteiga e leve ao fogo até que esta derreta. Deixe esfriar. Enquanto isso, retire com uma faca os grãos de milho das espigas, bem rente ao sabugo. Bata-os no liquidificador até obter um crème. Junte essa mistura ao leite reservado, adicione o açúcar e mexa bem. Encha os saquinhos com o crème e amarre as extremidades com um pedaço de palha. Coloque-os numa panela grande, com água fervente, e leve ao fogo até que subam à tona ou até que a palha esteja amarela.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!