quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Papo de Teleco Teco: A Bahia tem samba sim senhor!! Para vocês os trabalhos de Batatinha, Ederaldo Gentil e Riachão



Atualmente quando se fala Bahia logo vem a mente o Axé Music, versão pop do samba reggae que tomou notoriedade a partir dos anos 80 através de ícones como Daniella Mercury, Banda Eva, Chiclete com Banana entre tantos outros. Porém o que pouca gente sabe é que a bahia tem muito samba tradicional. Através de suas músicas, seus compositores retratam a própria história da cultura popular baiana, representada pelas poesias em forma de canção de Ederaldo Gentil, por letras de Batatinha que relembram não só as antigas escolas de samba baianas como também os antigos carnavais e claro, na irreverência de Riachão um dos maiores cronistas vivos da Bahia atualmente.
A influência destes cantores é tão grande, que muitos cantores atuais fizeram grande sucesso com regravações de suas canções. Exemplos deste processo são Caetano Veloso, Adriana Moreira e até Cassia Eller, um dos maiores ícones do rock in roll brasileiro, que fez sucesso no seu acústico para a MTV com a música Vai Morar com o Diabo, de Riachão. Abaixo um dos mais importantes sucessos deste movimento cantado por Ederaldo Gentil, e acompanhado por Riachão, Batatinha e outros monstros do samba baiano afinal samba da Bahia é Papo de Teleco Teco. (Créditos dos discos ao Prato e Faca)


Pérolas Finas - Tributo a Ederaldo Gentil (1999)1 - Luandê (Ederaldo Gentil - Capinan) canta Gilberto Gil
2 - Identidade (Ederaldo Gentil) canta João Nogueira
3 - Espera (Ederaldo Gentil - Batatinha) canta Luis Melodia
4 - A saudade me mata (Ederaldo Gentil) canta Elza Soares
5 - Rose (Ederaldo Gentil - Nelson Rufino) canta Lazzo
6 - Maria da Graça (Ederaldo Gentil) canta Edil Pacheco
7 - Barraco (Ederaldo Gentil) canta Carlinhos Brown
8 - Impressão digital (Ederaldo Gentil - Paulo Diniz) canta Jussara Silveira
9 - De menor (Ederaldo Gentil) canta Paulo César Pinheiro
10 - Eu e a viola (Ederaldo Gentil) canta Beth Carvalho
11 - Oceano de paz (Ederaldo Gentil - Edil Pacheco) canta Vânia Bárbara
12 - In-lê In-lá (Ederaldo Gentil - Anísio Félix) canta Paulinho Boca de Cantor e Pepeu Gomes
13 - O ouro e a madeira (Ederaldo Gentil) canta Jair Rodrigues

Batatinha - Toalha de Saudade (1976) 1 - Toalha da saudade (J. Luna - Batatinha)2 - Rosa tristeza (Batatinha - Edil Pacheco)3 - Hora da razão (J. Luna - Batatinha)4 - Babá de luxo (Bob Laô - Batatinha)5 - Marta (Batatinha)6 - Ondas do mar (Mapin - Batatinha)7 - A sorte do Benedito (Batatinha)8 - Fora do meu samba (Batatinha)9 - Espera (Batatinha - Ederaldo Gentil)10 - Ironia (Batatinha - Ederaldo Gentil)11 - Marca no pé (Carlos Conceição - Batatinha)12 - Indecisão (Batatinha)
Riachão - Sonho de Malandro (1981)1 - Quando o galo cantou (Riachão)2 - Eu também quero (Riachão)
3 - Dia do Coroa (Riachão)4 - Eu queria ela (Riachão)5 - Bacalhau (Riachão)6 - Lavagem do Bonfim (Riachão)7 - Você tá viva (Riachão)8 - Baleia da Sé (Riachão)9 - Diga-me sim (Riachão)10 - Que beleza (Riachão)


Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!