segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nesta terça Roberto Seresteiro no conservatório de Tatuí

Para comemorar o Dia Estadual do Choro em São Paulo – cuja data escolhida é 28 de junho – o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, instituição do Governo do Estado de São Paulo, faz única apresentação a partir das 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Com coordenação de Alexandre Bauab, o grupo terá como convidado especial o cantor Roberto Seresteiro.

Além do show, o cantor de choro e samba Roberto Seresteiro ministra, no dia 27, às 15h30, um workshop gratuito, aberto a qualquer interessado, nas dependências do Conservatório de Tatuí.

A apresentação especial acontece para celebrar o Dia Estadual do Choro, em São Paulo (data instituída no ano de 2009). Ele é comemorado no dia 28 de junho. Foi neste dia, no ano de 1915, que nasceu um dos principais expoentes paulistas do choro, o "Garoto", nome artístico de Aníbal Augusto Sardinha. Garoto foi compositor de melodias baseadas nos mais diversos ritmos (sambas, boleros, xotes, entre outros) que ganharam letra de vários parceiros, tornando muitas dessas músicas em sucessos que marcaram diversas épocas do cenário musical nacional. Além de compositor, tocava violão, violão tenor, bandolim, cavaquinho, guitarra havaiana e banjo, entre outros, tendo por isso recebido o apelido de “o gênio das cordas”. Assim como Pixinguinha está para a Música Popular Brasileira e o Dia Nacional do Choro foi criado em razão de seu nascimento, Garoto está para São Paulo.

O cantor Roberto Saglietti Mahn, ou Roberto Seresteiro, nasceu em Piracicaba. Desde pequeno já gostava de cantar e foi incentivado pelo avô, Amando Saglietti (que é colecionador de discos e livros) a apreciar a música popular brasileira, principalmente da "Época de Ouro".

Na adolescência, passou a freqüentar rodas de choro, samba e seresta na sua cidade natal, tendo contato direto com diversos músicos e cantores da região. Começou a cantar profissionalmente aos 19 anos, em 2003, no evento mensal intitulado "Noite de Seresta", promovido pela prefeitura de Piracicaba. Desde então, se apresenta regularmente em todo o Estado de São Paulo. Seu repertório é formado principalmente por gêneros tradicionais da música popular brasileira, como a valsa, a seresta, a canção, a modinha, o choro, o samba, o samba-canção e o samba-de-breque.

Seu estilo peculiar de canto, que lembra os velhos tempos, somados ao repertório característico e à ênfase na interpretação, acabaram lhe valendo o apelido de "Seresteiro".

Apresentou-se como cantor solista ao lado de diversos instrumentistas e conjuntos. Atualmente, canta acompanhado do Regional Imperial, mantendo sempre a formação clássica de choro e seresta. Entre as muitas apresentações realizadas, estão as ocorridas no Sesc de Piracicaba (onde se apresenta regularmente desde 2004), Sesc Paulista, Teatro Crystal Palace (Londrina-PR), Teatro da UMES (São Paulo), onde apresentou shows e projetos em homenagem a Cartola, Noel Rosa, Silvio Caldas, “O Choro e Sua História”, “Histórias da Música Popular Brasileira”, “100 anos de Noel e Adoniran”, entre outros.

Além de cantor, Roberto Saglietti Mahn é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, e trabalha como editor de notícias e redator da Agenda do Samba e Choro, portal de música popular brasileira na Internet (http://www.samba-choro.com.br).

Também é pesquisador da História da Música Popular Brasileira, e ministra palestras sobre a música popular brasileira, tendo sido convidado em abril de 2009 pela Unicamp, a ministrar a palestra "O violonista Antonio Rago e o choro em São Paulo", e em março de 2010, pelo Instituto Adventista de São Paulo, onde ministrou palestra sobre o compositor Noel Rosa. Em setembro do mesmo ano, participou do Café Filosófico promovido pela Faculdade Cásper Líbero, no Parque Trianon, cujo tema era "Noel e Adoniran: Cronistas do povo". Desde 2010, exerce a função de professor na Faculdade Unisant'anna e na PUC (em São Paulo-SP), nos Cursos da Maturidade, ministrando aulas sobre a História da Música Popular Brasileira.

SERVIÇO

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí no Dia Estadual do Choro

Roberto Seresteiro, voz

Alexandre Bauab Junior, coordenação

28 de junho - 20h30

Teatro Procópio Ferreira

Rua São Bento, 415

Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados) à venda das 15h às 19h na bilheteria do teatro ou até as 21h30 do dia do evento

Informações: 15 3205-8444
Reações:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!