sexta-feira, 21 de maio de 2010

Gente que faz: Núcleo de Samba Cupinzeiro


Meu avô já dizia que fruto bom é o plantado e colhido no quintal de nossa casa. E foi exatamente desta idéia que em um quintal de Barão Geraldo em 2001 jovens amantes do bom samba criaram o Núcleo de Samba Cupinzeiro. Através de uma reunião informal Anabela, Edu de Maria, Bruno Ribeiro, Ênio Bernardes, Daniel Romanetto, Charbel, Lucas da Rosa, Aureluce e Eduardo Lobo realizando um trabalho impressionante, mantém até hoje o objetivo deste trabalho que é realçar a importância do samba como elemento social e de expressão popular.

E foi lidando com a tradição da roda de samba que o Cupinzeiro continuou se ampliando, profissionalizando e ganhando vários prêmios em festivais seguindo sempre a linha de desenvolvimento cultural através de espetáculos, seminários, oficinas, rodas, textos publicados, gravações e documentários que recebeu reconhecimento do público e da crítica. Em 2008, através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Culturao núcleo conseguiu lançar seu CD em New Orleans EUA, no Encontro de Cultura Brasileira, na Tulane University. O Cupinzeiro relembra e resgata o ambiente dos antigos terreiros de samba, onde imperava a criatividade das composições e os frutos das experiências positivas através da coletividade e do desenvolvimento vivênciado. Salve o Cupinzeiro, um verdadeiro projeto de Gente que faz, Saravá!!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários:

  1. Meu caro, já havia te visitado desde a última vez que você deixou um comentário no meu blog.

    Deixo o meu abraço para você e este blog rico de cultura,e prometo que voltarei outraz vezes.

    Sds.

    ResponderExcluir

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!