quarta-feira, 30 de março de 2011

Papo de Teleco Teco: Tião Motorista e a história das antigas escolas de samba de Salvador


Há nem tanto tempo atrás, antes da invasão do Axé de Dodô e Osmar, em Salvador eram as escolas de samba que representavam a coletividade dos bairros, através dos seus desfiles. Alcançando seu período Aureo nos anos 60 e 70, hoje em Salvador as escolas de samba sucumbiram aos trios elétricos e o "carnaval moderno".



Como uma espécie de encubadora cultural no centro da cidade escolas como Juventude do Gracia, Filhos do Tororó, Diplomatas da Amarlina, Ritmistas do Samba, Ritmos da Liberdade, Bafo da Onça e a Esolca de Samba do Politeama com suas percussões e fantasias davam um ritmo bem diferente ao carnaval baiano. Oriundas s das batucadas dos antigos terreiros afros, estas escolas de samba se firmaram neste período, e nomes de sambistas como Panela, Batatinha, Riachão, Ederaldo Gentil e nosso homenageado deste post Tião Motorista ocuparam seu lugar na história musical desta cidade. Atualmente escolas de samba como o GRES Lira Imperial fundado em 2006, tentam reascender a chama destes desfiles através de apelos a comunidade soteropolitana para participação, onde aos poucos a semente vai sendo replantada. Entre tantos bambas um que merece destaque é Tião Motorista cujas músicas já foram regravadas por interpretes do quilate de Jamelão, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Lenine, Dudu Nobre entre muitos. O Ecos indica dois trabalhos incríveis e necessários deste sambista para degustar e tentar entender um pouco do que foi este processo, afinal Tião Motorista é Papo de Teleco Teco.



Tião Motorista - Samba e Talento 1970

1 - Hora da razão (Batatinha - J. Luna)
2 - Fazer santo é mistério (Tião Motorista)
3 - Relógio não espera (Tião Motorista)
4 - Cheguei tarde (Tião Motorista)
5 - Vá tristeza (Tião Motorista - Edil Pacheco)
6 - Galha de cajueiro (Tião Motorista)
7 - Maria Nagô (Tião Motorista - Olga do Alakêtu)
8 - Você não tem palavra (Tião Motorista)
9 - Garoa diferente (Tião Motorista)
10 - Esquece a tristeza (Ederaldo Gentil - Nelson Rufino)
11 - Quem samba fica (José Bispo ''Jamelão'' - Tião Motorista)
12 - Minha roupa (Tião Motorista)

Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
Reações:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!