quinta-feira, 25 de março de 2010

E deu Ecos: A música Opinião e os protestos do sambista Zé Keti

Em 1964 Zé Keti compôs a música Opinião, mesmo ano em que surgia o homônimo show de mesmo nome no Rio de Janeiro, o qual fez parte. A letra de Opinião retrata através de suas metáforas a crítica contra a repressão imposta pela ditadura e também a "esperança" contida, mesmo diante das dificuldades, de se viver no morro (muito comum em várias letras de outos sambistas desta época) como uma forma de exaltação ao meio que estavam inseridos. Zé Keti sempre foi um ativista, além do show Opinião também lutou e se posicionou com relação a fatos referentes aos direitos autorais de músicos e a internacionalização musical pelas rádios. A música Opinião é o retrato vivo da sociedade que começava a se transformar à partir do ano de 1964, lapidada por reinvindicações e manifestações artisticas de vários seguimentos da sociedade em prol da liberdade de expressão o que claro deu Ecos. por Fábio



OpiniãoComposição: Zé Kéti
Podem me prender
Podem me bater
Podem, até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião
Daqui do morro
Eu não saio, não

Se não tem água
Eu furo um poço
Se não tem carne
Eu compro um osso
E ponho na sopa
E deixa andar
Fale de mim quem quiser falar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morrer amanhã, seu doutor
Estou pertinho do céu
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!